sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O projeto Africanidades


O projeto “Africanidades” trata do desenvolvimento de estratégias de leitura de contos africanos em turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. É um projeto que tem como eixo norteador o desenvolvimento da leitura, propondo uma viagem através de alguns contos da África, e uma aproximação com diferentes tipos de conto: desde aqueles com princesas e príncipes, até as fábulas de animais.
Neste sentido, busca-se por meio de uma situação didática despertar o prazer da leitura ampliando o repertório cultural dos alunos de forma significativa.

II - JUSTIFICATIVA

Há uma necessidade latente de se promover o respeito mútuo, o respeito ao outro, o reconhecimento das diferenças e a possibilidade de se falar sobre as diferenças sem medo, receio ou preconceito. Neste sentido, o projeto se justifica por objetivar o despertar o prazer da leitura por meio de contos africanos, inserindo no trabalho pedagógico a valorização da diversidade cultural, em especial a étnico-racial, uma vez que a leitura configura um instrumento decisivo para a promoção da cidadania.

III - PRINCÍPIOS

O trabalho pedagógico tem como base os seguintes princípios:
         Socialização e visibilidade da cultura negro-africana.
         Sensibilização e construção de estratégias para melhor equacionar questões ligadas à leitura e ao combate às discriminações étnica.
         Construção de material didático-pedagógico que contemple a diversidade étnico-racial na escola.
         Valorização dos diversos saberes.
         Valorização das identidades presentes nas escolas, sem deixar de lado esse esforço nos momentos de festas e comemorações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário